Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Acesso Rápido

Empresas da Eletrobras

Campanhas/Eventos

Informações ao Usuário


Dicas de Segurança

Você sabe o que é choque elétrico ?

No contato com fios energizados o corpo serve de caminho para a corrente elétrica em direção à terra. A essa passagem repentina de corrente elétrica pelo corpo, dá-se o nome de choque elétrico.

Os resultados de um choque elétrico são danosos podendo ser queimaduras e ferimentos, mas na maioria dos casos leva à morte.

Aspectos de segurança sempre são importantes de serem ressaltados, principalmente quando de reparos ou adaptações nas instalações elétricas.

– Quando você for fazer algum reparo na instalação de sua casa, desligue o disjuntor ou chave geral.

– Não ligue muitos aparelhos na mesma tomada, através de "benjamins" , pois isto provoca aquecimento nos fios, desperdiçando energia e podendo causar curtos-circuitos.


– Nunca mexa em aparelhos elétricos coma as mãos molhadas ou com os pés em lugares úmidos.

– Ao trocar uma lâmpada não toque na parte metálica.


– Não coloque facas, ou garfos ou qualquer objeto de metal dentro de aparelhos elétricos ligados.

– Se você tiver crianças em casa, todo cuidado é pouco. Não deixe que elas mexam em aparelhos elétricos ligados, toquem em fios e, muito menos, ponham os dedinhos em tomadas




Instalações Elétricas

Proteção para instalação

– É muito importante você saber que são os fusíveis que protegem a instalação elétrica de sua casa.
– Ao queimar um fusível procure identificar a causa. Após solucionar o problema, substitua-o por outro de igual capacidade. Nunca use arames, fios ou moedas no lugar dos fusíveis.

– Os disjuntores " quick-lag", que substituem os fusíveis, também protegem sua instalação, com a vantagem de não se queimarem em caso de sobrecarga de energia, ou curto-circuito, pois desligam o circuito automaticamente. Depois de solucionado o problema, e só religá-los.


Fuga de corrente


– Emendas de fios mal feitas desencapados e isolação desgastada causam "Fuga de Corrente" e choques, que além de perigosos provocam aumento do consumo de energia elétrica.

– Para prevenir a ocorrência da "Fuga de Corrente", realize uma revisão periódica na instalação elétrica de sua residência, eliminando estes inconvenientes.


Como Verificar Fuga ou Vazamento de Corrente


– Desligue todos os aparelhos elétricos, retirando-os das tomadas;

– Desligue todos os interruptores apagando todas as lâmpadas;

– Aguarde 3 minutos e verifique o movimento do disco do medidor (relógio), se continuar girando é sinal de fuga de corrente ou interligação de energia com um ou mais imóveis.