Diretoria e Conselho – Eletrobras Distribuição Rondonia
Diretoria Executiva da Eletrobras Distribuição Rondônia

 

Diretor Presidente: Luiz Marcelo Reis de Carvalho

Diretor Presidente Eletrobras Distribuição Rondônia

               

Luiz Marcelo Reis de Carvalho é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Taubaté-SP, MBA em Gestão e Planejamento Estratégico. US. Diretor Presidente da Eletrobras Distribuição Rondônia (2014 até a data atual). Gerencia e coordena todas as atividades inerentes à Eletrobras Distribuição Rondônia, foi Diretor de Operação da Eletrobras Distribuição Rondônia (2011-2014). Coordenando e Gerenciando o sistema de distribuição de energia elétrica do estado de Rondônia e Membro do Comitê Gestor da Eletrobras Distribuição Rondônia (2010-2011).

 

 

 

Diretor de Gestão: Efrain Pereira da Cruz

 

Efrain Pereira da Cruz tem 39 anos, é casado, advogado, especialista em direito da energia pela Universidade Candido Mendes – RJ, pós-graduado em Direito Público e Privado pelo Instituto Damásio de Jesus – SP e cursa MBA Executivo em Administração com ênfase em Gestão em Empresas de Energia Elétrica pela Fundação Getúlio Vargas – FGV - DF (2017/2019). Há mais de 15 anos, atua no setor elétrico. É um profissional com ampla visão da área. Atualmente, acumula duas diretorias no grupo Eletrobras: diretor de gestão da Distribuidora de Rondônia e do Acre. Teve passagem como Diretor Presidente Interino e Diretor de Operações em Rondônia, Procurador da Presidência, Assessor da Presidência, Assessor da Diretoria de Gestão, todos na Eletrobras Distribuição Rondônia. Como advogado, foi membro consultor titular da Comissão Especial de Energia do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/DF nos anos de 2015/2016.

                                                     

Diretor Financeiro: Ahsley Queiroz Costa

                                                                       

Ahsley Queiroz Costa é graduado em Ciências Econômicas, pela Universidade Brás Cubas - Mogi das Cruzes/SP, experiência profissional como Diretor Técnico da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano – EMDUR, em Porto Velho- RO, Foi Secretario Municipal de Obras - SEMOB, na Prefeitura Municipal de Candeias do Jamary-RO, trabalhou na Centrais Elétricas de Rondônia S.A – CERON, onde Gerenciou as seguintes áreas: Planejamento Econômico e Financeiro, Administração de Materiais, Elaboração e Acompanhamento Orçamentário e Transportes.

 

 

 

Diretor de Regulação: CLÁUDIO RUBENS PINHO NILO 

                                                                       

Cláudio Rubens Pinho Nilo é graduado em Engenharia Civil pela UNIVAP de São José dos Campos. Pós-Graduação em Análise Matricial de Estruturas e Gerenciamento de Obras e Projetos, pela UERJ. MBA Executivo em Liderança e Gestão de Empresas Estatais, pela Fundação COGE. Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado, e posteriormente Presidente da CELG-D em Goiás; Especialista em Finanças do Projeto Energia+, do Banco Mundial e Centrais Elétricas Brasileiras-Eletrobras; Companhia Energética de Alagoas-CEAL; Companhia Brasileira de Trens Urbanos-CBTU; Agropecuária GSC Ltda.; PLANEL-Planejamento e Construções Elétricas Ltda; Cerâmica Aurora S/A; Prefeitura Municipal de Itanhandu-Minas Gerais; Nativa Construções Elétricas S/A.

 

 

Conselho de Administração

Presidente do Conselho de Administração:  LUIZ HENRIQUE HAMANN

Luiz Henrique Hamann é formado em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Ciências Humanas e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Empregado da Eletrobras Eletronorte desde maio de 1981, foi assistente da Presidência da empresa de 1996 a 2003; assistente do Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobras, diretor Financeiro da Eletrobras Furnas, da Manaus Energia S/A e da Companhia Energética do Amazonas (Ceam) e diretor Econômico-Financeiro e diretor-presidente da Companhia Energética de Roraima (CERR). Ocupou também o cargo de presidente da Previnorte - Fundação de Previdência Complementar.


Representante da Centrais Elétrica de Rondônia S/A - CERON (Eletrobras Distribuição Rondônia):

Luiz Marcelo Reis de Carvalho

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Taubaté-SP, MBA em Gestão e Planejamento Estratégico. US. Diretor Presidente da Eletrobras Distribuição Rondônia (2014 até a data atual). Gerencia e coordena todas as atividades inerentes à Eletrobras Distribuição Rondônia, foi Diretor de Operação da Eletrobras Distribuição Rondônia (2011-2014). Coordenando e Gerenciando o sistema de distribuição de energia elétrica do estado de Rondônia e Membro do Comitê Gestor da Eletrobras Distribuição Rondônia (2010-2011).


 

Representante do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - MPDG:

Mauricio Estellita Lins Costa

Mauricio Estellita Lins Costa é Bacharel em Economia pela Universidade Federal do Espírito  Santo  Vitória,  Especialista  em  Políticas  Públicas  e  Gestão  Governamental pela  Escola  Nacional  de  Administração  Pública  Brasília,  Brasil,  tem  Mestrado  em Economia  pela  Universidade  Federal  do  Paraná  Curitiba,  com Experiência Profissional  como  Coordenador  na  área  de  privatizações  e  reestruturação  de empresas  estatais do Ministério  do Planejamento.  Assessor  do  Ministério do Planejamento  da  Infraestrutura  Brasília,  DF.  Assessoria  em  questões  regulatórias relativas  a  concessões  e  PPP  e  Participação  na  elaboração  de  propostas  legais  e regulatórias  que  buscam  ampliar  o  investimento  privado  em  Infraestrutura  no Ministério da Fazenda de Acompanhamento Econômico Brasília.  Coordenador Geral de  Transportes  e  Logística, nas  discussões  sobre  o  modelo  regulatório  das concessões de aeroportos, terminais portuários, rodovias, trem de alta velocidade e ferrovias de carga, bem como das permissões de linhas interestaduais de ônibus.

Representante do Ministério da Fazenda na Comissão Técnica das Parcerias Público-Privadas  (CTP)  e  no  Grupo  Executivo  do  Comitê  Gestor  das  PPP.    Assessorou  o Secretário  na  formulação  da  proposta  de  início  do  programa  de  concessão  de aeroportos.  Participou  da  elaboração  da  reforma  institucional  da  aviação  civil  e criação da Secretaria de Aviação Civil (SAC)  Análise dos aspectos concorrenciais de propostas  de  normas  de  agências  reguladoras  (advocacia  da    concorrência)  e  Coordenou  grupo  de  trabalho  que  elaborou  minuta  de contrato  de  concessão  de aeroportos à Infraero.


 

Representante do Ministério de Minas e Energia - MME:

Carlos Alexandre Príncipe Pires

Carlos Alexandre Príncipe Pires é Engenheiro Civil,  Especialista em Políticas Públicas e  Gestão  Governamental  e  em  Recursos  Hídricos,  com experiência  profissional como  Diretor  do  Departamento  de  Desenvolvimento  Energético  no  Ministério  de Minas e Energia.  Antes Coordenador-Geral de Eficiência Energética. Presidente do Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética – CGIEE; Membro do Comitê Técnico de Planejamento Estratégico do MME; Participação na International Partnership for  Energy Efficiency Cooperation – IPEEC; Cooperação  Internacional com  Alemanha,  Estados  Unidos  da  América  e  Japão  em Eficiência  Energética, Energias Renováveis e Mudanças Climáticas; Cooperação entre Governo e iniciativa privada  no  que  diz  respeito  à  Eficiência  Energética,  Energias  Renováveis  e Mudanças Climáticas; Coordenação do Programa Nacional de Eficiência Energética -PROCEL;  Coordenação do Programa Nacional de Racionalização do Uso de Petróleo, Gás Natural e Derivados –CONPET; Lei n° 13.280/2016, para aplicação de recursos no  Procel;  Estratégia  para  cumprimento  da  meta  de  conservação  de  10%  de energia no horizonte de 2030, de acordo com o Plano Nacional de Energia – PNE 2030;Aplicação da Lei n° 10.295 – Lei de Eficiência Energética; Plano Nacional de Eficiência Energética – PNEf.


 

Representante dos Empregados:

José Carlos Carregaro

José Carlos Carregaro  é graduado em Engenharia Elétrica. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Rondônia (1990) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente  é  Conselheiro  de  Administração  Representante  dos  Empregados  - Centrais Elétricas de Rondônia S A. Tem experiência na área de Administração, com ênfase  em  Política  e  Planejamento  Governamentais,  atuando  principalmente  no seguinte  tema:  Indicadores  de  Desempenho.  Foi presidente  da  Associação  dos Empregados  da  CERON  e  membro  da  Diretoria  Executiva  do  SINDUR.


Conselho Fiscal

Membro Titular/Representante do Ministério de Minas e Energia - MME:

Cezar Antonio Bordin

Cesar Antonio Bordin é bacharel em Ciências pela Faculdade de Administração e Economia-FAE/UCP, em Curitiba-PR; pós-graduado em MBA-Controller pela Universidade de São Paulo-FIPECAFI-USP; especializado em Administração Financeira pela PUC-RJ e USP-SP. Atuou nas áreas contábil, financeira e tributária em mais de 40 anos de experiência no setor elétrico. Entre 1980 e 2002, exerceu cargos na área contábil das concessionárias de distribuição de energia elétrica Enersul e Copel; realizou trabalhos de consultoria contábil, fiscal e tributária para o Consórcio Vale/Cemig e para a Celesc, no período de 2005 a 2008; desde 2008, atua como gerente em Auditorias Econômico-Financeiras em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica-Aneel; possui experiência como membro do Conselho Fiscal da Sercomtel, Tradener e Copel; de 2012 a 2014, também fez parte do Conselho Fiscal com anuência da Aneel em concessionárias de energia elétrica do grupo Rede, dentre elas Cemat, Enersul e Celtins; recebeu o prêmio Troféu Transparência pela Bovespa-USP-Serasa em 2001, e o mesmo prêmio como contador responsável pela Demonstração Contábil nos anos de 1991 a 2001.


 

Membro Titular/Representante do Tesouro Nacional - Ministério da Fazenda:

Louise Caroline Campos Low

Louise Caroline Campos Löw  é formada em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Pós Graduada MBA FGV  em Planejamento,  Orçamento  e Gestão Pública – Fundação Getúlio  Vargas.  Com  experiência  profissional na  Auditora  Federal  de  Finanças  e Controle, lotada na Secretaria do Tesouro Nacional - STN, Coordenação-Geral de Programação Financeira -COFIN, desde janeiro de 2004, onde desempenha funções na  Coordenação-Geral  de  Programação  Financeira,  no Tesouro  Nacional,  como Chefe do Núcleo de Atendimento aos Órgãos do Siafi-NUAOS. Participou do projeto de  Modernização  das  Ordens  Bancárias  no  Sistema  Integrado  de  Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Instrutora nos cursos teóricos e práticos de “SIAFI  –  Sistema  Integrado  de  Administração  Financeira  do  Governo  Federal”, “Execução  Orçamentária  e  Financeira”  e  “Administração  Orçamentária  e Financeira”, ministrados na ABOP – Associação Brasileira de Orçamento Público, na ESAF  -  Escola  de  Administração  Fazendária,  e  outras  entidades,  desde  2004. Publicações: Co-autora  do  Livro  Curso  de  Siafi:  Uma  Abordagem  Prática  da Execução Orçamentária e Financeira. 3ª edição, Volume I, Brasília: Gestão Pública, 2014.   Menção  Honrosa: Recebeu Certificado de Menção Honrosa da Escola de Administração  Fazendária-  Esaf  por  Destaque  como  instrutora  na  Semana  de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas.


 

Membro Titular/Representante da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - ELETROBRAS:

Renê Sanda  é  Profissional  com  sólida  trajetória  no mercado  financeiro,  com passagens  relevantes  nas  áreas  de  tesouraria,  gestão  de  riscos  e  operações internacionais.  Experiência  no  gerenciamento  de  tesouraria  interna  e  externa, reestruturação  de  negócios,  elaboração  e  revisão  de  estratégia,  implantação  e gerenciamento de controles Internos e gestão de riscos. Vem atuando há mais de dez anos como conselheiro fiscal e de administração em diversas empresas onde participou de operações de M&A, fechamento de capital e IPO de subsidiárias. Alta exposição,  experiência  internacional,  adaptabilidade  e  flexibilidade.  Mestre  em Estatística pela USP com especialização e MBA em Finanças. Fluência em Inglês.


 

Membro Suplente/Representante da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - ELETROBRAS

Marcos José Lopes

Marcos Jose Lopes é graduado  em  Ciências  Contábeis.  Atualmente na ELETROBRAS CENTRAIS ELETRICAS S/A. Exerceu cargo de  Analista de nível superior  no período de 12/2006 até 12/2013 e Chefe de Divisão do período de  12/2013  até  12/2016   - Cargo:  Chefe  de  Departamento  –  período  12/2016  até atualmente. Principais Responsabilidades   como   gerente   de   Departamento: Elaboração  das  demonstrações  contábeis  consolidadas  do  sistema  Eletrobras, mensais, anuais e trimestrais; Elaboração do 20F form para atendimento a SEC; Orientação contábil para subsidiárias; Adequação de práticas e normas contábeis do sistema Eletrobras; Controle e formalização de processos – SOX; Planejamento e execução  de  toda  rotina  de  fechamento  e  consolidação  contábil;  Principais atividades:  Consultor  no  projeto  de  consolidação  contábil  do  Grupo  ENDESA BRASIL.


 

Membro Suplente/Representante do Tesouro Nacional - Ministério da Fazenda:

Marcos Minoru Taketomi

Marcos Minoru  Taketomi  é  Bacharelado  em  Administração  de  Empresas  pela Universidade  de  Brasília-UnB,  com  MBA  em  Marketing,  curso  de  pós  graduação “Lato  Sensu”  ,  Desenvolveu    trabalhos  relevantes  desenvolvidos  na  CGU    como  Coordenador  responsável  pela  elaboração  do  Planejamento  Estratégico  da Corregedoria-Geral  da  União  -  2006  .  Participação  no  Grupo  de  Trabalho  de Implementação  do  Sistema  de  Gestão  de  Processos  Disciplinares  (CGU-PAD), Instrutor  (treinamento  e  suporte)  do  Sistema  CGU-PAD  junto  a  Ministérios  e empresas públicas-2008-2009. Orientação e apoio aos gerentes de projetos quanto às questões relativas a patrocínio e alocação de recursos, monitoramento de dados e elaboração do relatório de punições expulsivas de servidores do Poder Executivo Federal  –  2010-2013.  Coordenador  do  CEAF  –  Cadastro  de  Expulsões  da Administração Federal – 2012-2013. Desenvolvimento de ferramenta própria para armazenamento  de  informações;  interlocução  junto  à Diretoria  de  Sistemas  e Informação – DSI/CGU para disponibilização na web; definição de telas e lay-out, relatórios a serem disponibilizados; -Mapeamento, análise do fluxo de processos da Corregedoria-Geral  da  União  (CRG-CGU)  e  proposição de  melhorias  por  meio  do sistema Bizagi. Coordenação de grupos para a otimização de fluxos de trabalho na CRG- 2012-2013 -Usuário dos sistemas corporativos SIAFI, SIAPE e SIORG.


 

Membro Suplente/Representante da Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - ELETROBRAS:

Aloisio Macário Ferreira de Souza

Aloisio Macário Ferreira De Souza  é  Bacharel  em  Ciências  Contábeis.  Possuí MBA  em  estão  de  Bancos  Comerciais  e  de  Investimento  pela  Universidade Corporativa do CITIBANK - EUA; MBA em Avaliação de Empresas - FUNCEFET; e MBA  em  Previdência  Complementar  -  Coppe/UFRJ.  Conselheiro  Fiscal  e  de Administração  Certificado  pelo  IBGC  -  Instituto  Brasileiro  de  Governança  Corporativa Foi Vice-Presidente de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação da  USIMINAS.  Coordenador  do  Capitulo  Rio  do  IBGC;  Gerente  de  Governança Corporativa E Participações Minoritárias da PREVI; Gerente de Divisão de Análise da BB-DTVM e Assessor na Área Internacional do BANCO DO BRASIL Atualmente é Conselheiro  de  Administração  Suplente  na  CEMIG  e  Conselheiro  Fiscal  na ELETROBRAS  e  na  GUARANI  Foi  Conselheiro  de  Administração  da  USIMINAS  da RGE, da CPFL Energia, da Brasil Telecom Participações, dentre outras. Também foi Conselheiro Fiscal da CELESC, da Cultura Inglesa da  AMBEV dentre outras.

 

Confira a Ata da Assembleia Geral Ordinária de eleição e fixação de remuneração de Conselheiros.

Para acesso à Tabela de Mandatos dos Conselheiros (Conselhos de Administração e Fiscal) e Diretoria Executiva.


Left Menu Icon
Eletrobras Distribuição Rondonia
Right Menu Icon