Energia Reativa – Eletrobras Distribuição Rondonia
Energia Reativa

É denominada energia reativa aquela que circula continuamente entre os diversos campos elétricos e magnéticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho.

A contabilização dos reativos para fins de faturamento é realizada por meio do monitoramento do fator de potência médio da unidade em cada intervalo de integralização. Quando o fator de potência medido na unidade é inferior ao fator de potência de referência de 0,92, há incremento na energia reativa excedente.

As demandas e energias reativas excedentes são adicionadas ao faturamento dos clientes do Grupo A, incluídos aí os que optaram por faturamento conforme Grupo B, aplicando-se as tarifas definidas na Seção IV da Resolução Normativa 414/2010 da Aneel.

Qual o impacto de um baixo fator de potência?

O baixo fator de potência resulta no aumento da corrente total que circula nas redes da distribuidora e das unidades consumidoras, podendo sobrecarregar as subestações, as linhas de transmissão e distribuição, prejudicando a estabilidade e as condições de aproveitamento dos sistemas elétricos.

Como pode ser corrigido?

Procure orientação de um profissional habilitado. O fator de potência pode ser corrigido por meio da instalação de equipamentos compensadores de reativos (bancos de capacitores, compensadores síncronos, etc.).


Left Menu Icon
Eletrobras Distribuição Rondonia
Right Menu Icon